Sabemos que a Simulação Clínica é uma estratégia de ensino multifacetada, que se beneficia da tecnologia, mas defendemos que mesmo na ausência desta, pode ser bem aplicada explorando a criatividade e um bom planejamento.
Disponibilizamos este espaço como um repositório para compartilhamento de publicações, divulgação de informações, parcerias em pesquisas e produção tecnológica, fóruns de discussão, atualizações de informações, e promoção de atividades colaborativas, e de formação.
A medida da consolidação e do crescimento desta proposta está diretamente associado a participação e corresponsabilização de todos que compartilham o interesse de fortalecer a prática da simulação clínica como estratégia de ensino de forma adequada e viável em todos os espaços de formação.
A simulação clínica é um processo dinâmico que envolve a criação de uma situação hipotética que incorpora uma representação autêntica da realidade, facilitando a participação ativa do aluno e integrando o aprendizado prático e teórico com oportunidades para a repetição, feedback, avaliação e reflexão, sem o risco de causar dano ao paciente.
As evidências mostram que a simulação clínica mobiliza estratégias capazes de articular práticas de ensino e pesquisa, necessárias na qualificação dos profissionais da saúde, nos diversos níveis de atenção à saúde da população.